As usinas Lixo Verde® oferecem uma solução ecoeficiente para a destinação e tratamento do lixo urbano, encerrando lixões e descarbonizando a economia. Conheça um pouco mais como transformamos lixo em energia Verde!
O primeiro estágio da Usina é a separação do lixo, de forma manual e mecânica. Primeiramente, são separadas as boas madeiras, os melhores ferros, as melhores garrafas pet, que são doadas ao Instituto Lixo Verde (ILV), para o desenvolvimento de móveis, objetos e artesanatos (1). A missão do ILV é a inclusão social de indivíduos em situações de risco, especialmente as pessoas ligadas ao lixo, que terão a oportunidade de trabalhar nas oficinas de marcenaria, serralheria, horta orgânica, olaria, entre outras, promovidas pelo Instituto.
O restante é encaminhado para uma máquina (2), que separa orgânicos, metais, vidros e pets. O orgânico é levado para as leiras de compostagem e os demais recicláveis são vendidos à indústria e reciclados por ela.
O lixo que resultou deste processo passa por um triturador, que o fragmenta em pequenos pedaços (3). Esses fragmentos são encaminhados a um túnel de ar quente, para extrair toda a água da matéria (4).
O lixo triturado e desidratado, mais conhecido como CDR, está pronto para ser encaminhado ao reator de Fragmentação Térmica Molecular da Lixo Verde® (5).
O reator é o coração da Usina. Simula uma reação da natureza chamada Pirólise, uma reação térmica, de quebra das moléculas, em um ambiente de alta temperatura e sem oxigênio.
No reator, os pequenos fragmentos do lixo passam por uma câmara de alto calor, mas por não haver oxigênio no ambiente, não ocorre a combustão, e sim a transformação do resíduo em pó de carbono e um efluente gasoso, que ao ser resfriado são extraídos óleos combustíveis (6), restando um gás limpo e de alto poder calorífico. Este gás é utilizado para gerar energia elétrica para a própria Usina e comercializado à indústria (7).
Os óleos combustíveis finais são vendidos à indústria como fonte de energia renovável para diversos fins, como, por exemplo, serem consumidos em seus processos.
Este é o modelo das Usinas Lixo Verde®. NADA é desperdiçado! Nada vai para a Natureza! É sustentável e de alta performance.
Uma iniciativa 100% brasileira.