vira herói Quando o lixo

O lixo urbano é um dos grandes problemas ambientais que enfrentamos enquanto humanidade. No Brasil, cada pessoa gera em média 1 quilo de lixo (entre orgânico e reciclável) por dia.

Menos de 5% dos resíduos são destinados à reciclagem, e os lixões e aterros sanitários continuam sendo o principal destino. Em 2019, das 72,7 milhões de toneladas de resíduos coletados, 40% foram descartadas nesses locais.

Apesar de aprovada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira (Lei 12.305/ 10) não alcançou ainda a meta de extinguir os lixões. Hoje, são cerca de 3 mil em funcionamento, que recebem lixo sem nenhum cuidado ou tratamento, causando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Além disso, atraem pessoas que, sem opções de trabalho, se expõem a condições degradantes e arriscadas para coletar materiais. Já os aterros, mesmo atendendo aos requisitos necessários para não agredirem o meio ambiente, são uma solução distante da ideal, pois são onerosos e não aproveitam a riqueza do lixo.

Nossas usinas têm a capacidade de tirar os resíduos de lixões e, como em um passe de mágica, transformá-los em fonte de energia renovável. O que chamamos de lixo tem a sua riqueza!

Na Lixo Verde®, resíduos sólidos urbanos são matéria-prima de produtos sustentáveis.